Hypocal - tratamento para todas as águas

Notícias

TW56 Detect – Água Livre de cloraminas para fabricação de refrigerantes

Desinfecção é o nosso negócio
Dispomos dos mais diversos sistemas de desinfecção de águas industriais, aos quais são selecionados por nossa equipe técnica dependendo da demanda de desinfecção, tipo de aplicação, condições de instalação, parâmetros físico-químicos da água, necessidades técnico-econômicas, e principalmente a necessidade de tecnologias aplicáveis.


Artigo-Detect-3

O TW56 é um equipamento que permite a determinação/leitura precisa e rápida da concentração de Cloro Total em águas tratadas. “Denomina-se de Cloro Total a soma de concentrações das espécies químicas: ácido hipocloroso (HClO), íon hipoclorito (ClO-), cloro gasoso (Cl2) e cloro combinado (mono, di e tricloraminas)


Para isso, propomos um Sistema de Tratamento Integrado, na qual associa tecnologia de equipamentos, produtos químicos diferenciados e serviços de acompanhamento.

Lonza Microbial Control e Digimed Instrumentação Analítica lançam para o mercado de bebidas, o equipamento “TW-56 Detect”, o que há de mais moderno no controle da qualidade da água para fabricação de refrigerantes, pós-filtro de carvão.

Conceitos e influencias: Cloro Livre e Combinado
O Cloro Livre consiste na soma de concentrações das espécies químicas de ácido hipocloroso (HClO), hipoclorito (ClO-) e cloro gasoso (Cl2). Porém na presença de amônia, poderá ocorrer a formação de Cloro Combinado como as mono, di e/ou tricloraminas.


Artigo-Detect-4

Trata-se em uma Célula Eletroquímica, constituída por 3 eletrodos. Os eletrodos são mantidos polarizados através da aplicação de um potencial constante


Dentre os compostos formados do “chamado” Cloro Livre, o HClO é o que possui maior efeito desinfetante, sendo seu potencial de 60 a 80 vezes maior que o ClO-. O equilíbrio entre HClO / ClO- é fortemente determinado pelo valor do pH.

O eletrólito na forma de gel deverá preencher a cavidade total do invólucro da membrana, sem que fique bolha de ar. O invólucro contendo a membrana deverá ser rosqueado de forma lenta e contínua sem forçar a membrana.

O TW-56 contém um sensor de temperatura que permite as devidas correções quanto à constante de equilíbrio e permeabilidade da membrana.


Artigo-Detect-2

A Célula Eletroquímica é separada da solução aquosa por uma membrana micro porosa hidrofílica

Alguns compostos podem interferir as leituras de Cloro Total, como por exemplo, as presenças de Ozônio e Dióxido de Cloro.


O sensor não poderá ser utilizado na presença de Cloro Orgânico, estabilizantes para Cloro (Isocianuratos) e Tensoativos.

O TW 56 já é composto de protocolo MOD BUS, saída de 4 a 20 mA para efetiva comunicação e controles dos dados coletados. Acompanha 01 software dedicado para monitoramento on line e/ou coleta de dados em campo, veja abaixo alguns itens de controle e registro.